Publicado: 19/04/2020

Por que estudar Anatomia

O professor de Yoga lida diariamente com o corpo físico a partir da prática de Asanas, porém, nas formações em Yoga, pouco se fala sobre o assunto.

Sim, eu fico batendo na mesma tecla porque Yoga não se restringe ao físico. O Yoga busca transcender a matéria. No entanto, considero o corpo físico o meio pelo qual podemos compreender tudo isso e acessar internamente nosso Eu divino. Então, estudamos Anatomia para compreender a natureza Divina em nós.

Você se lembra da definição de Asana? “Postura estável e confortável.” Estável não é rígida e confortável não é relaxada. É chegar em uma equanimidade. Nem tão lá, nem tão cá.

Postura estável e confortável. Estável não é rígida e confortável não é relaxado.

Biomecanicamente falando, é procurar a estabilidade, o menor gasto energético para se manter posicionado. Na linguagem do Yoga, encontrar o meio do caminho.

E qual é mesmo o objetivo da prática de Asana? É estar apto a sentar-se para meditar. Não é a performance na realização de posturas bonitas e acrobáticas. Obviamente, queremos fortalecer o corpo, torná-lo flexível, ter disposição e saúde plena. E a prática de Yoga como um todo nos leva aí.

ENTENDENDO O CORPO FÍSICO

Já que gostamos tanto de praticar os Asanas e sentimos tanta conexão e bem-estar praticando, é importante que possamos entender o corpo físico e seus mecanismos para maior efetividade e consciência corporal.

Quando temos uma boa consciência corporal e dos nossos funcionamentos, podemos facilmente perceber quando começamos a sentir ansiedade, quando a testa começa a se enrugar de preocupação… então, podemos rapidamente desfazer esses padrões, respirar e tornar novamente nossa mente equânime. Ok, requer anos de prática e muita vontade e dedicação.

O professor de Yoga que faz um curso, pratica há um ano, ele vai orientar uma prática com muito conhecimento? Teoricamente não. Mas você consegue enxergar que dali a um mês o aluno vai estar se sentindo melhor? Com certeza! Em dois meses o Yoga pode mudar a vida da pessoa. Mesmo a pessoa sem saber onde está o dedão, mesmo sem saber onde está o pé… respirando de uma forma não tão arrojada… a vida dela vai mudar!

“Mesmo sem o professor entender muito a anatomia, você consegue enxergar que dali a um mês o aluno vai estar se sentindo melhor? Em dois meses, vai mudar a vida da pessoa!”

Estou propondo esse estudo para REFINAR a compreensão. Para aumentar a consciência corporal e, como consequência, o autoconhecimento. O corpo humano é a ferramenta Divina para nossa transcendência. Podemos e devemos conhecê-lo melhor!

Então, vamos analisar juntos como tudo isso funciona?

No próximo post, vou falar sobre qual a posição ideal. Me acompanhe aqui e no Instagram!

Inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Velhos
Novos Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments