Publicado: 07/06/2021

Yoga, Asana e Corpo Físico

O objetivo da prática de Yoga é sentar-se para meditar e atingir o Samadhi, e não apenas ter flexibilidade para realizar Asanas bonitos.

RELAÇÃO ENTRE YOGA, ASANA E CORPO FÍSICO

Na minha opinião, Yoga não tem a ver com um corpo bonito, magro, flexível. É claro que a prática pode levar a isso, uma vez que os efeitos dos Asanas são profundos sobre a nossa Biologia.

Alongamos e fortalecemos os músculos, aprendemos a respirar adequadamente, percebemos que os movimentos do corpo não são mecânicos e aleatórios, mas sim sincronizados e conscientes. Além disso, mudamos nosso estilo de vida, passando a nos alimentar de maneira mais adequada, reduzimos a ansiedade e criamos disposição.

E embora a prática também leve a isso, o Yoga está longe de ser a prática de um Asana perfeito. No início dessa jornada, é importante que possamos apenas reconhecer nosso corpo e nossas funções, perceber nossas limitações e avançar com disciplina e determinação. Saber internamente onde estão as partes do corpo e poder orientar cada movimento com consciência.

As aulas de Yoga são um treinamento para seu comportamento. Aos poucos você percebe que praticar Yoga está além do tapetinho. Está no dia a dia, na não reação da mente, na percepção pura de seus pensamentos, sentimentos e ações, entende? Digo aos meus alunos que tem Asana que demora quatro anos para colocar cada peça em seu lugar. Não tem pressa. O objetivo é tornar-se presente, perceber-se parte dessa natureza Divina. Isso é Yoga!

 

O YOGA É UMA PRÁTICA COMPLETA

Pensando pelo viés do corpo físico, o Yoga envolve exercícios de alongamento, fortalecimento, equilíbrio, propriocepção, coordenação motora, lateralidade, respiração.

Num momento inicial, não é preciso muita variedade de Asanas (posturas). Sentimos, mesmo em práticas muito leves, a transformação ocorrer em nosso interior. Começamos assim, tendo a consciência de que praticaremos Yoga a vida inteira e vamos nos aperfeiçoando sem pressa.

É incrível o alinhamento do corpo humano. É Divino! Quando a estrutura está alinhada, os músculos estão na devida tensão, os vasos sanguíneos em perfeita fluidez, os nervos conduzindo em sincronia todas as nossas funções, o pensamento desacelera, as emoções se estabilizam, a respiração se harmoniza. Entramos em estado de Yoga!

O pensamento desacelera, as emoções se estabilizam, a respiração se harmoniza... Entramos em estado de Yoga!

YOGA É MEDITAÇÃO

E, então, chegamos ao objetivo da prática física do Yoga, que é organizar o corpo das compensações que formatamos ao longo da vida a fim de sentarmos para a Meditação.

Nossas experiências nos levam a reagir emocionalmente. Se você perceber, cada emoção gera uma contração muscular em partes específicas, conforme explica a metafísica. Portanto, os Asanas alongam essas contrações, fortalecem o que ficou fraco, trazem de volta o eixo de equilíbrio, ampliam a respiração, organizam os energéticos e trazem a mente dispersa na matéria para uma consciência corporal plena, para uma autoconsciência.

Isso lhe permite sentar-se confortavelmente para Meditar… e nada mais tira você do seu eixo. Yoga citta vritti nirodha.

Este conteúdo foi útil pra você? Continue me acompanhando nas redes sociais e não perca as atualizações: Instagram e Facebook!

Namastê!

ENTENDENDO O CORPO FÍSICO

Já que gostamos tanto de praticar os Asanas e sentimos tanta conexão e bem-estar praticando, é importante que possamos entender o corpo físico e seus mecanismos para maior efetividade e consciência corporal.

Quando temos uma boa consciência corporal e dos nossos funcionamentos, podemos facilmente perceber quando começamos a sentir ansiedade, quando a testa começa a se enrugar de preocupação… então, podemos rapidamente desfazer esses padrões, respirar e tornar novamente nossa mente equânime. Ok, requer anos de prática e muita vontade e dedicação.

O professor de Yoga que faz um curso, pratica há um ano, ele vai orientar uma prática com muito conhecimento? Teoricamente não. Mas você consegue enxergar que dali a um mês o aluno vai estar se sentindo melhor? Com certeza! Em dois meses o Yoga pode mudar a vida da pessoa. Mesmo a pessoa sem saber onde está o dedão, mesmo sem saber onde está o pé… respirando de uma forma não tão arrojada… a vida dela vai mudar!

“Mesmo sem o professor entender muito a anatomia, você consegue enxergar que dali a um mês o aluno vai estar se sentindo melhor? Em dois meses, vai mudar a vida da pessoa!”

Estou propondo esse estudo para REFINAR a compreensão. Para aumentar a consciência corporal e, como consequência, o autoconhecimento. O corpo humano é a ferramenta Divina para nossa transcendência. Podemos e devemos conhecê-lo melhor!

Então, vamos analisar juntos como tudo isso funciona?

No próximo post, vou falar sobre qual a posição ideal. Me acompanhe aqui e no Instagram!

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments