Existe um movimento correto na prática de Yoga?


Como um consenso na fisioterapia, observamos que a melhor posição do corpo é a PRÓXIMA que você adota. Não há uma posição exata que se adeque a todos os corpos. Acontece, que no dia-a-dia tendemos a realizar os mesmos movimentos e posicionamentos ao longo da vida, que refletem nossos pensamentos e emoções e isso acaba por gerar um padrão postural, muitas vezes não tão benéfico.

Como professor de Yoga, você já teve a experiência de observar um aluno novo quando chega para sua primeira aula de Yoga, sem conseguir ou sem saber muito bem como se sentar ao chão? Imagina há quanto tempo essa pessoa não realiza essa, aparentemente, simples tarefa, uma das primeiras que aprendemos em nosso desenvolvimento infantil.

É muito comum o praticante chegar com o corpo rígido. Pode ser que ele permaneça muito tempo sentado no trabalho, muito tempo em pé, que repita movimentos específicos que esteja triste ou estressado, cada um na sua vida pessoal e atividade profissional, no entanto, a tendência é que fiquemos mais tempo parados, ou em movimentos com uma direção repetitiva.

O corpo não gosta de ficar do mesmo jeito por um tempo prolongado!

Portanto, se ficar um tempo com as pernas cruzadas para a direita, cruze para a esquerda. Se você se sentar sempre do lado direito do sofá, experimente se sentar do outro lado também. Depois sente-se num banquinho e depois no chão, em cima do tapete, da bola de Pilates… Diferentes posições.

Como o Yoga é magnífico e completo, a partir da imensa variedade de asanas e técnicas sutis, podemos reorganizar o corpo e impedir que ele continue indo na direção do desequilíbrio, do desconforto. Não demora tanto assim, em menos de dois meses, seu aluno se senta normalmente do chão, em um asana mais confortável e a coluna mais estável, não é mesmo?

Ao longo do tempo, vamos desenvolvendo mobilidade, força, flexibilidade, expansão da respiração, da consciência e tudo o que é mais sutil e que envolve essa profunda filosofia de vida. Não tem pressa. Não se machuque. O objetivo é estar presente.

Agora, convido você que leu até aqui, a se movimentar, praticar um ciclo de Surya Namaskar. Se precisar de inspiração e orientação, confira nosso Desafio 21 dias de Saudação ao Sol.

Um beijão no coração, da Lec.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments