Sobre

O Yoganatomia é uma plataforma de informação para os professores de yoga e praticantes dedicados que buscam ampliar seu conhecimento sobre Anatomia, Biomecânica, Fisiologia, Patologias e Lesões associadas à prática, bem como técnicas e ajustes na execução dos Asanas.

sobre-a-professora-yoganatomia

A PROFESSORA

Meu nome é Alessandra Bertinatto e sou apaixonada pelo corpo humano!

Quando criança, costumava voltar da escola caminhando, contando meus passos e coordenando-os com a respiração. Buscava perceber se os pés, quadril e ombros estavam alinhados. Sempre fui muito ativa e adorava os alongamentos e exercícios isométricos. Fui educada pelos princípios da homeopatia e teorias de expansão da consciência.

Com isso, aos 18 anos, comecei a fazer a Faculdade de Educação Física. Aprendi sobre a Anatomia do corpo humano e a Fisiologia dos músculos com toda a motivação. Durante a formação, recebi uma recomendação e um convite para praticar Yoga (2001) e comecei. Em pouco tempo vi minha vida se transformar.

Um ano depois, comecei a dar aulas de Yoga e, então, optei por continuar meus estudos na Faculdade de Fisioterapia, onde poderia ter um olhar mais apurado sobre a anatomia, a fisiologia e, principalmente, as disfunções e patologias. O objetivo era aprender mais sobre a prevenção das lesões durante a prática de Yoga.

Recebi um chamado e diversas sincronicidades me levaram a mudar de São Paulo para Florianópolis, onde cursei a Faculdade de Fisioterapia (UDESC). Fiz meu primeiro curso de formação em Yoga (2003) e, logo que iniciei a faculdade, comecei a dar aulas em Florianópolis. A cada dia na universidade trazia conceitos para dentro da sala de Yoga.

Em busca da compreensão do ser humano em todos os seus aspectos, formei-me em Reiki 1 e 2, Psicofisiologia Chinesa e Práticas Energéticas, Alquimia Interna Taoista e Bioenergética.

Comecei a formatar o que hoje chamo de Lecterapia (Leitura Emocional Corporal), uma terapia manual integrativa que ofereço para meus alunos de Yoga e pacientes do consultório. Hoje em dia, disponibilizo grande parte dos meus dias para essa finalidade tão gratificante de organizar os corpos com as mãos.

Além disso, atuei durante 5 anos na pesquisa científica e extensão universitária estudando o tema “Efeitos físicos e emocionais do Yoga para pacientes com Fibromialgia”/UDESC.

Atualmente, curso a pós-graduação em Osteopatia pela Escola de Osteopatia de Madrid, onde me dedico ao estudo aprofundado da anatomia e fisiologia Humana, e ministro cursos de Anatomia para professores de Yoga de maneira presencial e agora gerando conteúdo para esse público nas redes sociais.

Considero o estudo desse tema excelente para praticantes de Yoga e essencial para Professores de Yoga, que lidam diariamente com seu próprio corpo e com os de seus alunos, e sentem a necessidade de compreender melhor esse instrumento Divino para a autorrealização.

0 +
Alunos Capacitados
0 +
Horas de Curso
0 +
Anos de Experiência
0 +
Anos de Pesquisa Científica